sexta-feira, 15 de abril de 2011

Responsáveis discutem desafios contemporâneos para a transmissão da fé

Guarda, 15 Abr 2011 (Ecclesia) – A discussão sobre os desafios que hoje se colocam à transmissão da fé, dentro das comunidades católicas, está a marcar os trabalhos do 50º Encontro Nacional da Catequese, que decorre na Guarda de 14 a 16 de Abril.

O padre António Moiteiro Ramos falou aos participantes sobre «Os catecismos em Portugal – um percurso de propostas educativas», num olhar sobre a história desta realidade, desde a sua organização paroquial aos livros que condensam o essencial da doutrina cristã.

Este especialista fala numa “viragem na compreensão de Deus aprendida nos catecismos portugueses”, por influência do fenómeno de Fátima e da vivência dos pastorinhos, particularmente o beato Francisco Marto.

Esta mudança, acrescentou, contribuiu decisivamente para que em 1988 a iniciação cristã, em Portugal passasse a contar “com um plano nacional de dez catecismos”.

No final da sua intervenção o padre Moiteiro indicou que, num novo contexto como o actual, os catecismos “devem utilizar uma teologia narrativa e proporcionar aos catequizandos uma autêntica experiência religiosa”.

Noutra conferência, Maria Luísa Boléo recordou o surgimento do Secretariado Nacional de Catequese (SNEC), criado em Abril de 1952, na sequência de um encontro em Coimbra, dois anos antes, com representação de quase todas as dioceses do país.

Para esta responsável, desde esses tempos primordiais até aos nossos dias “a catequese passou por profundas transformações a diversos níveis: metodologia, linguagem, conceito de destinatários e a sua própria finalidade”.

O encontro, baseado na frase «Sereis minhas testemunhas», atribuída a Cristo no livro bíblico dos Actos dos Apóstolos, inclui a participação do frei Enzo Biemmi, presidente da Equipa Europeia de Catequese, que hoje profere duas conferências.

SNEC/OC

Sem comentários:

Enviar um comentário